Kitabı oku: «Óleos Essenciais Para Sua Saúde E Beleza»

Yazı tipi:

Óleos Essenciais
Para sua Saúde e Beleza
Parte 1

Escrito por

Lydmila Ananieva

tradutor:

Márcia Maciel

DIREITOS AUTORAIS

Copyright © 2017 por Lyudmila Ananieva

Todos os direitos reservados.

Este livro digital está licenciado somente para seu entretenimento. Em formato eletrônico, este livro não poderá ser vendido ou dado a outras pessoas. Se quiser partilhar uma versão eletrônica deste livro com outra pessoa, por favor adquira uma cópia adicional para cada pessoa com quem compartilhe. Se você está lendo este livro e não o comprou, por favor adquira sua própria cópia. Obrigada por respeitar o trabalho da autora.

Índice

Capa

Título

Direitos autorais

Introdução: Características Gerais dos Óleos Essenciais

Laranja

Manjericão

Bergamota

Baunilha

Valeriana

Cravo (Hastes de cravo)

Gerânio

Toranja (Grapefruit)

Jasmim

Ylang-ylang

Gengibre

Cedro

Lavanda

Olíbano (Frankincense)

Capim-limão (Lemongrass)

Limão-siciliano

Tangerina

Hortelã-pimenta

Abeto

Palmarosa

Alecrim

Sândalo

Malaleuca (Tea tree)

Sálvia

Eucalipto

Agradecimentos

INTRODUÇÃO: Características Gerais dos Óleos Essenciais

Óleos essenciais são aromas que, além de benéficos para o estado de espírito e para a saúde, possuem também propriedades medicinais únicas. Eles aumentam a resistência do organismo face a fatores adversos do meio ambiente, tais como: radiação ionizante, xenobióticos e substâncias cancerígenas; são úteis para profilaxia de doenças e otimização do ar ambiente, visto que, entre outras coisas, aumentam a resistência do organismo a fatores ecológicos adversos.

Óleos essenciais — substâncias muito concentradas. Por isso, em sua forma pura esses óleos quase nunca são utilizados, com exceção dos óleos de lavanda e malaleuca.

Todos os outros óleos essenciais devem sempre ser dissolvidos em uma base solvente de ação rápida — óleos vegetais (de oliva, amêndoas, abacate, semente de uva e similares que prolongam a ação dos óleos essenciais, fazendo-os evaporar mais lentamente em contato com o ar), leite, iogurte, álcool, xampus, loções e cremes. Também é possível misturá-los com sal.

Leite, cremes, iogurte, bases de óleo alifático e também mel, vinho ou vodca são usados como bases solventes.

Óleos essenciais são de grande interesse para a cosmetologia. Com óleos de frutas e vegetais é possível resolver uma série de problemas dermatológicos. Uma grande variedade de procedimentos cosméticos são realizados com o uso de óleos essenciais já que eles têm efeito bactericida e agem na pele, cabelo e unhas.

Com a idade, a pele necessita mais umidificação e nutrição, além de proteção contra os efeitos do sol, do vento e do frio. Para o cuidado de sua pele do rosto e do corpo, o melhor é passar a usar óleos essenciais naturais que, ao mesmo tempo, podem ser úteis na profilaxia de diversas doenças.

Algumas propriedades dos óleos essenciais como anti-inflamatório, antisséptico, clareador, umectante, suavizante e outras vêm sendo usadas com sucesso por séculos na cosmética.

Para pele seca use os óleos essenciais de lavanda, gerânio, rosa, ylang-ylang, erva-doce, alecrim, manjerona, jasmim, sândalo e pau rosa combinados com óleos básicos.

Óleos básicos para pele seca: macadâmia, jojoba, amêndoas, óleo de caroço de damasco e pêssego.

Para pele normal é possível usar óleos essenciais de lavanda, gerânio, rosa, limão siciliano combinados com óleos básicos.

Óleos básicos para pele normal: macadâmia, jojoba, amêndoas, óleo de caroço de damasco, pêssego e óleo de semente de uvas.

Óleos essenciais para pele oleosa: bergamota, laranja, vetiver, toranja, gerânio, limão siciliano, lavanda, ylang-ylang, cipreste, zimbro e cedro.

Óleos básicos para pele oleosa: : óleo de semente de uva, de caroço de damasco e pêssego, e amêndoas. Estes óleos combinados com óleos essenciais normalizam a oleosidade da pele.

Determinando seu tipo de pele:

Cosmetologistas determinam 5 principais tipos de pele: normal, seca, oleosa, mista e sensível. A diferença entre um tipo e outro é a intensidade de sebo secretada pelas glândulas sebáceas e em que áreas da face esta secreção é mais ativa. Há também um parâmetro geneticamente determinado que é a habilidade da pele para reter umidade.

Como determinar seu tipo de pele?

1. Para determinar o tipo de pele, primeiro é necessário remover toda a maquiagem para que ela esteja completamente limpa.

2. Deixe a pele descansar por algumas horas sem maquiagem.

3. Então examine cuidadosamente a pele à luz do dia com um bom espelho de aumento. O que você vir servirá como um guia para a escolha de seus cosméticos.


Este livro apresenta:

1. As propriedades medicinais dos Óleos Essenciais e como podem ser utilizados.

2. Suas propriedades cosméticas.

3. Receitas caseiras de cosméticos com Óleos Essenciais.

LARANJA

O óleo essencial de laranja representa os líquidos de cor amarela e laranja.

Influência no corpo humano

Fresco e doce, o aroma de laranja sempre foi muito atrativo e é utilizado para tratamentos há muito tempo. Pesquisas recentes demonstram que as principais propriedades medicinais deste óleo se evidenciam em aplicações como:

 calmante;

 anti-inflamatório;

 antisséptico;

 imunoestimulante;

 tônico;

 regenerador.

O uso interno deste óleo é recomendado para melhorar as funções intestinais, aumentar o apetite, baixar a pressão arterial, melhorar o metabolismo, reduzir dores espasmódicas e para abrandar inflamações. Podem ser usadas uma ou duas gotas do óleo de laranja em um copo de qualquer bebida, no máximo duas vezes ao dia.

1. O óleo essencial de laranja é muito eficiente quando usado para fazer gargarejos e bochechos no combate à angina (inflamações da faringe), estomatite (inflamações da mucosa bucal), dores de dente e em inalações para diluir o catarro. Para gargarejos e bochechos use uma gota do óleo em um copo de água. Para inalação dilua três gotas em um copo de água bem quente.

2. Para inalação a seco, três gotas são aplicadas em um pano seco ou em uma superfície cerâmica e o aroma deve ser inalado com os olhos fechados. Este uso é recomendado para ativar as propriedades calmantes e anti-inflamatórias do óleo de laranja.

3. O óleo de laranja é comumente usado esfregando-o sobre a pele, em aplicações tópicas, compressas para dores nas articulações, espasmos e dores espasmódicas, resfriados e anginas. Aplicado nas gengivas ou em um dente dolorido, o óleo essencial de laranja deve ser misturado com a mesma quantidade de outro óleo vegetal. Esta mistura também é usada para lubrificação das cavidades nasais em caso de renite.

4. Massagear e esfregar na pele para dores de cabeça, resfriados e TPM, misturando três gotas do produto com uma colher de outro óleo vegetal. No uso em crianças (por exemplo, para massagens tranquilizantes), use apenas uma gota do óleo essencial para uma colher de outro óleo.

5. Para esfregar as articulações e fazer compressas, três gotas de óleo essencial são adicionadas à uma colher de chá de outro óleo vegetal.

Em casos de insônia, estresse ou agitação, o efeito tranquilizante e relaxante dos ingredientes do óleo de laranja é mais efetivo ao inalar seus vapores ou perfumar com o óleo essencial a água quente de uma banheira. Seu uso em um difusor de aromas durante o banho também faz muito bem: usá-lo na proporção de 1 gota para cada 5 metros quadrados; para quartos de bebês 1-2 gotas são suficientes; para banheiras com outros emulsificantes – sal, leite, água com gás – 5 gotas devem ser usadas.


Na cosmetologia, o óleo de laranja se mostra muito efetivo no combate à celulite. É usado misturado a outros óleos para massagens (mesmo quando pulverizado) e também em body wraps – máscaras aplicadas na pele e envolvidas com filme plástico ou faixas compressoras. Para preparar esta máscara, adicione 5 gotas do óleo essencial à 2 colheres de sopa de um creme para celulite ou à 2 colheres de argila cosmética misturada com água até que se obtenha uma consistência pastosa. Aplique esta mistura nas áreas afetadas e deixe agir por várias horas. O óleo de laranja restaura a elasticidade da pele e a revigora, suaviza as marcas de acne e clareia nevos pigmentados (pintas com massa pigmentada de cor azul ou parda). É particularmente útil para pele e cabelos secos e em caso de caspa. Adicionar o óleo essencial ao creme, máscara ou xampu pouco antes do uso.

Para o cuidado do rosto rosto são necessárias 3 gotas do óleo em uma colher de sopa da base utilizada; em um xampu a dose pode ser duplicada.

O óleo de laranja tem efeito milagroso no cabelo: acelera seu crescimento, elimina ressecamento e caspa, dá brilho e sedosidade, além de perfumá-lo suavemente. É muito utilizado por pessoas que sonham em ter cabelo comprido, uma vez que estimula seu crescimento.